Parabéns! Agora você já pode baixar a Planilha de Gastos XP!

A planilha de gastos é um método simples e rápido de começar a organizar suas finanças. Através deste documento, é mais fácil saber onde é possível economizar um pouco, ou se você precisa encontrar uma nova fonte de renda para atingir seus objetivos.

Como funciona a Planilha de Gastos no Excel

A planilha de gastos no Excel é bem simples:
  1. Nas primeiras linhas do arquivo, você insere suas receitas com salário, aluguéis e todas as suas outras entradas de renda.
  2. Na segunda seção, você insere seus investimentos e rendimentos que eles trouxeram.
  3. Na terceira parte, ficam suas contas. Elas são divididas em despesas fixas e despesas variáveis. As fixas são as que variam pouco como água, luz, telefone, aluguel. As variáveis são as que mudam bastante de um mês para o outro como lazer, compras, etc.

Como usar a Planilha de Gastos?

Para conseguir organizar a vida financeira com uma planilha de gastos, é necessário um pouco de disciplina. Isso porque será preciso adicionar a esse documento todos os gastos mensais, assim como a sua renda.

Isso não precisa ser feito assim que você faz uma compra ou paga uma conta. O mais fácil é utilizar os relatórios do seu banco ao final do dia. Geralmente, é possível encontrar uma listagem com as compras realizadas em detalhes no aplicativo do banco.

Lembre-se que, quanto mais detalhada for sua planilha, mais amplo é o controle. Por isso, para entender de verdade para onde vai seu dinheiro, é fundamental cadastrar até mesmo os gastos menores!

E conte com o time da Big Invest XP para te auxiliar no seu planejamento financeiro!