CDBs: Como investir?

10 de dezembro de 2021
Certificado de deposito bancario

O que é um CDB? 

 

Os Certificados de Depósito Bancários, mais conhecidos como CDBs, são títulos de renda fixa emitidos por um banco comercial com a finalidade de captar recursos.  Da mesma forma que ao investir em outros ativos, como Tesouro Direto ou em Debêntures, ao investir em um CDB, você estará emprestando dinheiro para um banco e receberá juros em troca. É uma boa opção para investidores com perfil mais conservador. 

 

Por que investir? 

 

Os CDBs são um tipo de investimento visto como alternativa à poupança, uma vez que oferecem boa rentabilidade, segurança e liquidez diária. Além disso, é um ativo simples de investir, já que está disponível em diversas plataformas de investimento, como a da XP. 

 

CDBs x Poupança

 

Os CDBs oferecem mais vantagens em relação à poupança, principalmente por ser uma alternativa mais rentável e o fato de ter liquidez diária. Desde 2012, o rendimento da poupança passou por uma alteração. Quando a Selic (taxa básica de juros) estiver abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% do valor da taxa básica mais a Taxa Referencial (TR). Quando estiver maior do que 8,5% ao ano, o rendimento passa a ser de 0,5% ao mês mais a TR.

 

Os CDBs são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), quando a aplicação for feita em uma instituição associada ao referido fundo, o mesmo garante até R$250.000 por CPF em cada instituição. Existem diversos ativos como esse disponíveis na plataforma da XP, com diferentes prazos e rentabilidade. 

 

Como funciona a rentabilidade? 

 

A rentabilidade de um CDB pode variar por conta de diversos fatores. Dentre eles, podemos destacar o prazo de vencimento, liquidez, a classificação de risco do banco emissor. Existem ainda, diferentes formas de remunerar você, investidor. Por Exemplo: 

 

 

  • CDBs Prefixado: 

O investidor consegue saber exatamente quanto irá receber no vencimento, ou seja, a taxa de juros é determinada no momento da aplicação financeira. Por exemplo, um CDB que paga 10% a.a, nesse caso a rentabilidade já foi definida. 

 

 

  • CDBs Pós-fixado: 

É o tipo mais comum disponível no mercado, nesse caso o investidor saberá qual é o indicador de referência, porém não é possível ter certeza da rentabilidade. Em uma aplicação que rende 100% do CDI, o investidor será remunerado conforme a rentabilidade desse indicador. 

 

 

  • CDBs Híbrido: 

São aqueles que oferecem uma parcela do rendimento a uma taxa prefixada (5% ao ano, por exemplo) e outra pós-fixada (que segue algum indicador, como IPCA). Existem diversos CDBs desse tipo disponíveis, por exemplo os CDBs que pagam IPCA + 5% a.a. 

 

A escolha do CDB correto para a sua carteira de investimentos irá depender dos seus objetivos. Um CDB Pós-fixado é indicado para os investidores que desejam constituir uma reserva de emergência, nos caso dos híbrido, ou seja, atrelado à inflação, é pensado para o longo prazo e para investidores que querem preservar o seu patrimônio. Já no caso do Prefixados, são indicados para investidores que querem garantir uma taxa de retorno sem se preocupar com as oscilações do mercado.  

 

Existe um valor mínimo para investir em CDBs? 

 

O valor mínimo para aplicar em CDBs pode variar de acordo com alguns fatores. Por exemplo, prazo de aplicação, banco emissor, rentabilidade oferecida. Na XP, existem opções a partir de R$1.000 reais. Para saber mais sobre as opções disponíveis, entre em contato com um de nossos assessores. 

 

Qual é a liquidez desses papéis?

 

Os CDBs são aplicações que possuem vencimento, ou seja, as condições de remuneração são garantidas até determinada data. Após o vencimento, o valor aplicado mais o rendimento retorna ao investidor.  Apesar de possuir data de vencimento, muitos CDBs oferecem liquidez diária. Nesse caso, você poderá resgatar o seu dinheiro a qualquer momento, mesmo antes do vencimento. 

Existem CDBs que oferecem liquidez diária, porém determinam um prazo mínimo em que o valor não poderá ser resgatado (carência). Por exemplo, no caso de um papel com carência de 1 ano, somente após esse período o valor poderá ser resgatado.  No caso dos CDBs que preveem liquidez apenas no vencimento, o dinheiro aplicado voltará ao investidor somente no final do prazo determinado. 

É muito importante saber dessas particularidades na hora de investir, para não correr riscos. Para ter tranquilidade na hora de escolher o seu CDB, conte com a ajuda de um de nossos assessores de investimento.

 

Quais são os custos de aplicação?

 

Os CDBs não incidem nenhuma cobrança de taxa de administração, como nos fundos de investimento em renda fixa, por exemplo. Existem corretoras que poderão cobrar taxas de custódia e até mesmo corretagem na operação. Entretanto, na XP não existe nenhum custo atrelado a esses papéis. 

 

Como funciona a tributação? 

 

Os CDBs seguem o mesmo padrão dos investimentos em renda fixa, ou seja, a taxa pode variar entre 22,5% sobre a rentabilidade para investimentos de até seis meses, e 15% sobre a rentabilidade para investimentos mantidos por mais de dois anos. Nos primeiros 30 dias de aplicação existe a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), a cobrança é regressiva e varia de 96% a 3% da rentabilidade. 

 

Passo a passo para investir em um CDB

 

Como você observou, os CDBs podem ser uma ótima opção para compor a sua carteira de investimentos. Sendo assim, para que você possa ter acesso a esse tipo de ativo, primeiro será necessário realizar a abertura da sua conta na XP. Conte com a ajuda de um de nossos assessores para te auxiliar nesse processo, além disso conseguimos taxas melhores do que as disponíveis na plataforma, sem custo adicional.

 

Fonte: XP, InfoMoney, CVM.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os conteúdos da Big Invest no seu email.