Passo A Passo Para Organização Financeira Pessoal

15 de novembro de 2021
Passo A Passo Para Organização Financeira Pessoal

Ter uma boa organização financeira pessoal é fundamental tanto para alcançar grandes sonhos quanto para manter as contas em dia. Esse planejamento é o pontapé inicial para fazer o seu dinheiro render mais.

Neste artigo, listamos cinco passos essenciais para começar a se organizar financeiramente. Continue lendo e veja como fazer!

5 passos para fazer a sua organização financeira pessoal 

Fazer a sua organização financeira pessoal não é um bicho de sete cabeças. Basta um pouco de disciplina, contas matemáticas básicas e um sistema de registro — que pode ser uma planilha ou um aplicativo.

Veja o passo a passo e veja como é simples!

1. Faça um diagnóstico da sua situação atual

O primeiro passo para se organizar financeiramente é entender a sua renda e os seus gastos. Somente dessa forma você terá consciência de quanto precisa ganhar para pagar as suas contas, quanto pode economizar e quanto consegue juntar. 

Por isso, antes de mais nada, faça o registro mensal:

  • dos seus ganhos fixos (dinheiro que você recebe todos os meses);
  • das suas despesas fixas (custos que você tem todos os meses e são inevitáveis, como alimentação e moradia);
  • das suas despesas variáveis (gastos que você pode ter em uns meses e em outros não).

2. Estabeleça metas e objetivos

Seres humanos são movidos por metas. Nós gostamos de pontuar objetivos e alcançá-los. Isso é uma reação química, inclusive. A sensação de “dever cumprido” é gerada pela liberação de endorfina no cérebro. 

Por isso, para que você se sinta motivado a se organizar, estabeleça metas. Coloque  no papel todos os seus planos que dependem das suas finanças e, depois, classifique-os entre curto, médio e longo prazo.

3. Registre seus gastos diariamente

Um café que você tomar ou uma bala que comprar no metrô: todos os seus gastos devem ser anotados, ainda que mínimos. No fim do mês, você verá que eles podem ter um peso maior do que você imagina. 

4. Limite um teto de gasto por categoria de consumo

Conforme você for anotando os seus gastos, passe a segmentá-los por categorias, como alimentação, moradia e lazer, por exemplo. Calcule quantos por cento da sua renda é destinada a cada um. Entenda se essa quantidade pode diminuir e, então, limite o seu gasto àquele percentual. 

Mês após mês, faça uma revisão para saber se é preciso mais ou menos do que o proposto.

5. Invista regularmente

Por fim, separe um dinheiro para fazer investimentos mensalmente. Aplicar o seu capital é uma forma não só de poupar, mas também de fazê-lo render, visando alcançar a sua independência financeira e as suas metas.

Agora que você já sabe como ter uma organização financeira pessoal, quer começar a aplicar? Então veja neste artigo como investir na bolsa de valores e aumentar o seu patrimônio.

Inscreva-se em nosso blog

Receba os conteúdos da Big Invest no seu email.