Conheça Os Principais Investimentos Para Iniciantes

10 de novembro de 2021
Conheça Os Principais Investimentos Para Iniciantes

Uma das dúvidas mais frequentes de quem deseja começar a investir é saber quais são os melhores investimentos para iniciantes. Afinal, dinheiro é coisa séria e ninguém quer se arriscar a perder fazendo uma aplicação muito complexa de primeira, quando ainda não se tem experiência. 

Para te ajudar nessa escolha, separamos neste artigo os três investimentos mais indicados para quem está começando no universo financeiro agora. Confira a seguir!

Os 3 melhores investimentos para iniciantes

Antes de saber quais são as principais indicações de investimentos para iniciantes, é preciso ter em mente que a sua escolha depende de uma série de fatores:

  • quanto você tem para investir;
  • quais são seus objetivos;
  • quando você quer resgatar o dinheiro;
  • qual é o seu perfil de investidor.

Depois de pontuar essas questões, aí sim vale analisar cada opção atenciosamente.

Aqui, listamos aquelas que são consideradas mais seguras — e que devem compor a carteira de todo investidor, sem exceção, até a dos mais agressivos. 

1. Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um investimento de renda fixa, considerado um dos mais seguros. Aplicando nesse fundo, é como se você estivesse emprestando capital para o governo, com a garantia do Tesouro Nacional — que é o emissor de dinheiro no Brasil.

Além disso, não é necessária uma grande quantia para começar. O valor mínimo é de trinta reais e existem três modalidades diferentes, considerando a rentabilidade e liquidez:

  • tesouro prefixado: você já sabe quanto vai receber ao fim do prazo;
  • tesouro Selic: é remunerado de acordo com a taxa de juros praticada no momento de resgate do título e pode ser resgatado a qualquer momento — ótimo para quem quer investir a reserva de emergência;
  • tesouro IPCA: paga juros pelo valor investido mais a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

2. Fundos de investimento

Os fundos de investimento são como condomínios financeiros, nos quais investidores se unem, juntando capital, para investir em uma única ação. Quem faz a administração desse dinheiro, indicando onde ele será aplicado, é o gestor do fundo — o que é uma vantagem para os iniciantes.

Esses fundos podem ser de renda fixa ou variável, como os fundos de investimento imobiliário (FII) ou de ações.

3. LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) são títulos privados de renda fixa. Eles são títulos de crédito emitidos a fim de que as instituições financeiras levantem capital para financiar iniciativas nesses setores. 

Investimentos desse tipo são de baixo risco, mas tem boa rentabilidade. Além disso, eles são isentos dos impostos de renda e têm a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

A liquidez, contudo, não é um ponto forte. Para garantir a rentabilidade, é fundamental que você se comprometa a só resgatar o dinheiro ao fim do prazo estabelecido. 

Este conteúdo te ajudou a entender um pouco melhor sobre os investimentos para iniciantes mais indicados para quem está começando?   

Se você está se preparando para começar a aplicar o seu dinheiro, além de conhecer essas opções, leia este artigo com dicas de especialistas em investimentos e aprenda com quem entende do assunto!

 

Inscreva-se em nosso blog

Receba os conteúdos da Big Invest no seu email.