A bolsa de valores é uma excelente opção para quem deseja mais rentabilidade e liquidez nas suas aplicações. Muitos investidores iniciantes, contudo, têm receio em relação aos produtos ofertados nesse mercado, além de não saberem exatamente como investir na bolsa de valores.
Neste artigo, vamos desmistificar esse tipo de investimento e mostrar passo a passo como fazer. Continue lendo!
O que é a Bolsa de Valores?
A bolsa de valores funciona com uma feira de investimentos. Ela é um ambiente de negociação seguro para quem deseja vender ou comprar ativos de empresas. Os produtos mais comuns encontrados na bolsa são as ações.
Ações são pequenas partes de uma empresa. Normalmente elas são vendidas a fim de reunir mais capital para aplicar no crescimento do negócio. Quando um investidor compra esse produto, ele se torna um “sócio” da organização, tendo direito a um lucro proporcional ao dinheiro investido.
Geralmente, essas transações são realizadas em um pregão online, em uma plataforma conhecida como home broker, na qual o investidor pode operar diretamente do conforto da sua casa ou de onde mais estiver, com o celular. Mas existe outra opção de negociação, a mesa de operações.
Nesse caso, quem realiza as compras e vendas é um assessor a pedido do investidor. Esse modelo, contudo, geralmente é restrito a clientes com perfis mais agressivos de investimento.
Para garantir a segurança dessas negociações, a bolsa de valores segue algumas regras. A mais importante delas — que você precisa saber para começar a investir — é que só é possível aplicar dinheiro através de uma corretora — instituição financeira responsável por intermediar a relação entre investidores e o mercado.
Como investir na bolsa de valores — Passo a Passo
Além das dúvidas sobre a segurança desse tipo de aplicação, investidores iniciantes também se perguntam como investir na bolsa de valores. À primeira vista, parece um mercado difícil de entrar, mas é bem mais simples do que você imagina. Veja a seguir:
1. Abra conta em uma corretora de valores
Uma vez que só é possível investir na bolsa através de uma corretora, o primeiro passo que você precisa dar para fazer essa aplicação é abrir a sua conta na Big Invest, um escritório credenciado à XP, com uma equipe certificada e qualificada pela Associação Nacional das Corretoras de Valores (ANCORD).
2. Faça uma transferência bancária
Assim que a sua conta estiver aberta e autorizada, transfira para ela os valores que deseja investir na bolsa. Você pode realizar um TED e, em questão de minutos, o dinheiro estará disponível para começar.
3. Estude e escolha as ações
De acordo com o seu perfil de investidor, os seus objetivos e o capital que têm disponível, seu assessor irá encaminhar uma carteira recomendada adequada de uma casa de análise. Existem dois tipos de análise que podem ser feitas antes da compra de ações:
- análise técnica: a avaliação tem foco nas variações do gráfico de preços das ações;
- análise fundamentalista: avalia as características financeiras da empresa que possui capital aberto para determinar o valor e o retorno potenciais desses ativos.
4. Compre as ações
Por fim, feche negócio! Informe quantos papéis deseja e lance a ordem da compra utilizando a sigla correspondente ao ativo.
Agora que você já sabe como investir na bolsa de valores, ficou animado para começar? Então dê o primeiro passo e abra sua conta na Big Invest. Nossos assessores entrarão em contato com você te auxiliando na melhor escolha!