Investir em Ações – O Que Você Precisa Saber para Começar

27 de julho de 2021
investir em ações

A Bolsa de Valores (B3) nunca esteve tão em alta quanto agora. Por conta da queda da Selic, que tornou os ativos de renda fixa menos rentáveis, muitas pessoas passaram a investir em ações. Segundo dados da própria B3, somente em 2020, o número de investidores aumentou 92%, saltando para mais de 3,2 milhões de pessoas.

O número ainda é pequeno, se comparado ao total da população. Mas, ainda assim, já demonstra que os brasileiros estão mais preocupados com a construção do patrimônio. Quer começar a aplicar também nesse tipo de ativo? Neste artigo, você saberá:

  • o básico que você precisa entender para investir em ações;
  • as estratégias para ganhar dinheiro na B3.

O básico que você precisa entender para investir em ações

Antes de investir em ações, é importante entender qual é o papel delas dentro do mercado financeiro, por que são essenciais para o crescimento das empresas e como os investidores ganham dinheiro.

As ações são uma pequena parte de uma companhia de capital aberto. Quando a empresa abre para investimentos, ela vende os papéis (ou seja, ações) e, consequentemente, pode aplicar o dinheiro recebido para crescer ainda mais.

Por sua vez, os acionistas também ganham com a evolução da empresa. Eles podem ser recompensados com dividendos, que são parte dos resultados e dos lucros.

Outra forma de ganhar com ações é com a valorização delas. Por exemplo: você pode comprar um ativo por R$ 15 que, depois, passa a valer R$ 30. Caso você queira e faça sentido para sua estratégia, é possível vendê-lo para ganhar essa diferença.

Estratégias para ganhar dinheiro na B3

Para investir em ações não existe uma receita de bolo que vale para todos. Até porque, cada investidor tem os seus próprios objetivos.

Vale reforçar, ainda, que as aplicações da B3 têm rendimento variável. Ou seja, os ativos dependem de uma série de fatores. Isso explica porque algumas ações valorizam rapidamente, enquanto outras se desvalorizam, caso haja algum acontecimento com a empresa ou com o momento atual.

Então, além de conhecer as empresas em que pretende investir, é interessante saber quais são as estratégias que podem ser adotadas. Essas são as mais comuns:

  • day trade: é a operação que começa e termina no mesmo dia. Ou seja, a compra e a venda ocorrem em uma diferença de algumas horas. Por conta disso, é o método mais arriscado;
  • curto prazo: consiste em comprar um ativo e segurá-lo por alguns dias antes de vendê-lo, apostando em uma rápida valorização. Esse tipo de estratégia também é chamada de swing trade;
  • longo prazo (conhecido também como buy and hold, comprar e segurar, em inglês): significa comprar uma ação e esperar bastante tempo, o que pode levar até anos. Em geral, essa é a estratégia mais adotada para investir em empresas sólidas e para quem não gosta de fazer movimentos com frequência. Também costuma ser a técnica dos investidores que querem receber dividendos.

Quer entender mais sobre como investir em ações e outros ativos? Então, entenda a diferença entre banco tradicional e assessoria de investimentos!

Inscreva-se em nosso blog

Receba os conteúdos da Big Invest no seu email.