Banco x Assessoria de Investimentos — Entenda as Diferenças

6 de agosto de 2021
assessoria de investimentos

Na hora de investir, você irá se deparar com profissionais de dois tipos: os que atuam em banco e em assessoria de investimentos. Por isso, é normal ter dúvidas sobre onde deixar o dinheiro.

Será que existe uma alternativa mais vantajosa? Neste artigo você entenderá as diferenças de aplicar o seu dinheiro no seu banco e em uma assessoria especializada. Confira!

O que é uma assessoria de investimentos?

O banco você já entende como funciona, pois tem conta em um. No caso da assessoria de investimentos, ela trabalha apenas com aplicações financeiras de diferentes tipos — incluindo renda fixa e variável para investidores conservadores, moderados e arrojados.

Antes de indicar um investimento, o assessor faz uma análise dos interesses e objetivos dos clientes. Afinal, cada pessoa deseja ter objetivo para uma meta. Enquanto alguns querem casar daqui a cinco anos, outros podem já estar planejando a aposentadoria, por exemplo.

Para atender ao público, os especialistas em investimentos costumam seguir os seguintes passos: mapear o perfil, identificar as melhores aplicações, planejar as ações, executar o planejamento e, por fim, alcançar o que foi proposto.

É diferente investir em banco e em assessoria?

Muitas pessoas podem escolher investir no banco em que têm conta-corrente por conta da comodidade. Conhecer o gerente e não precisar fazer um novo cadastro estão entre as vantagens.

No entanto, é importante considerar outros aspectos dessas instituições. O primeiro é que elas não são focadas apenas em investimentos, mas, sim, em aplicações financeiras.

Além do mais, os bancos possuem vários interesses, sendo um deles o de vender produtos deles mesmos. Ou seja, na hora de indicar uma aplicação, é mais provável que o gerente recomende uma que conheça melhor.

Por sua vez, as assessorias de investimentos são independentes e, por isso, oferecem mais opções aos clientes. Então, é mais provável que você consiga montar uma carteira de aplicações rentável dessa forma.

Esse é o caso da Big Invest. Aqui, os clientes recebem as melhores orientações sobre o que fazer para o dinheiro render mais. Tudo isso é feito após a análise do perfil de cada pessoa, afinal, como já foi dito, cada um tem os próprios objetivos.

Quer ver o seu dinheiro trabalhar de verdade para você? Aproveite agora mesmo para abrir sua conta na XP Investimentos!

Inscreva-se em nosso blog

Receba os conteúdos da Big Invest no seu email.