Vale A Pena Investir Em COE? Entenda O Investimento

15 de setembro de 2021
Vale A Pena Investir Em COE?

O COE é um tipo de investimento relativamente recente no mercado brasileiro. Ele chegou ao país em 2016, seguindo o modelo de notas estruturadas, muito famoso nos Estados Unidos. Desde que chegou ao Brasil, contudo, não parou de gerar polêmicas entre os investidores, que se indagam se vale mesmo a pena investir em COE.   

Neste artigo, vamos explicar o que é essa modalidade de investimento e mostrar suas principais particularidades, a fim de entender se ele vale ou não a pena. Veja a seguir!

O que é COE e como funciona esse investimento?

“COE” é uma sigla para Certificado de Operações Estruturadas, uma modalidade de investimento que mescla aplicações de renda fixa e variável. 

Na prática, isso significa que parte do capital é investido em operações mais seguras, como o CDB, a LCI e a LCA, e o restante é aplicado em produtos mais arriscados, possibilitando investir na bolsa de valores, por exemplo, ou na compra de ações nacionais e estrangeiras e commodities.

Essa mistura é a grande particularidade deste tipo de investimento que, normalmente, atrai investidores iniciantes e também aqueles mais moderados, que não estão dispostos a correr grandes riscos, mas querem uma rentabilidade maior do que as aplicações de renda fixa. 

Tipos de COE 

O COE tem duas modalidades de operação:

  • No COE de Capital Protegido, o capital inicial está completamente seguro, não importando o resultado das operações. Ao fim do prazo, o investidor recebe, no mínimo, o que investiu primeiramente;
  • No COE de Capital em Risco há a garantia parcial do capital investido ou possibilidade de perda só até o seu limite. 

No Brasil, o mais comum é o COE de Capital Protegido. Entretanto, alguns investimentos dessa modalidade tem um teto de retorno. Sendo assim, suponha que você invista em um COE com rentabilidade de 25%. Mesmo que a aplicação renda mais do que isso, você só receberá os 25% já previstos. 

Ainda que a maioria dos COEs sejam do tipo que tem alta ilimitada, o teto de rentabilidade é um dos principais motivos que fazem as pessoas duvidarem de que esse é um bom investimento. Entretanto, investir em COE tem diversas vantagens que fazem valer a pena. 

Vale a pena investir em COE? — Veja as vantagens

A principal vantagem de investir em COE é unir o melhor dos dois mundos em uma única aplicação: você tem a rentabilidade das operações de renda variável e a segurança das de renda fixa. 

Conheça mais benefícios a seguir.

Diversificação da carteira

Em uma única aplicação, somente de investir em COE, você já consegue diversificar a sua carteira. Essa é uma dica de ouro para quem quer ser um investidor de sucesso, porque, dessa forma, você divide o capital, garantindo que, mesmo diante de um prejuízo, ainda terá lucro em outra frente.

Tributação única

Lidar com toda a burocracia dos variados impostos que podem ser cobrados em cima dos investimentos gera muito trabalho. Uma vantagem de investir em COE é que essa aplicação é baseada na tabela regressiva do Imposto de Renda. 

Possibilidade de investir em produtos internacionais

Por fim, o COE é uma aplicação que facilita o acesso a produtos estrangeiros sem ter que passar por toda a burocracia de encontrar uma corretora em outro país que aceite trabalhar com brasileiros e ainda transferir o seu dinheiro para fora. 

Além desses, o COE ainda tem outros benefícios, como:

  • pagamento periódico de cupom;
  • alavancagem com proteção do capital;
  • proteção contra a inflação;
  • possibilidade de uso como garantia de crédito.

Ficou interessado em investir em COE? Acha que esse tipo de investimento é a sua cara como investidor? Então entre em contato com um dos assessores da Big Invest e veja como começar a aplicar ainda hoje!

Inscreva-se em nosso blog

Receba os conteúdos da Big Invest no seu email.