Quem não sonha em parar de trabalhar e ainda assim ter a sua independência financeira? Esse é o desejo de muita gente, mas a realidade de pouquíssimas pessoas. Isso acontece porque a maioria delas se equivoca ao achar que é preciso ter uma bolada de dinheiro para viver nesse cenário.
Neste artigo, vamos mostrar que é possível viver de renda passiva. Continue lendo para entender o que é isso!
O que é renda passiva?
A renda passiva é aquele capital gerado sem a necessidade de trabalho constante — por isso, ele se torna opcional e dispensável.
O valor desse montante não precisa ser muito alto. É comum as pessoas acreditarem que precisam de uma bolada de dinheiro para parar de trabalhar. Isso não é verdade. O segredo da renda passiva, na prática, é a constância.
Você precisa receber, de período em período, uma quantia necessária para suprir as suas necessidades. Isso é o que vai garantir a sua independência financeira.
Como conseguir renda passiva e garantir a independência financeira?
A maneira mais segura e tradicional de gerar renda passiva é através de investimentos, aplicando seus recursos financeiros em produtos desse mercado.
As melhores opções para quem quer assegurar a independência financeira são:
- títulos do Tesouro Direto: investimento de renda fixa vendidos pelo Governo Federal. São extremamente seguros;
- previdência privada: tem baixo risco e é um investimento híbrido, podendo dividir o capital entre renda fixa e variável;
- rendimentos de Fundos de Investimento Imobiliário: são aplicações de renda variável. O dinheiro é investido em imóveis que geram renda com os aluguéis. Toda essa manutenção é feita pelo gestor do fundo;
- dividendos de ações: investimento de renda variável e com um risco um pouco maior. Neste caso, o investidor compra ações de empresas, tornando-se um sócio, recebendo parte dos seus lucros.
Todas essas opções são mais ou menos ideais de acordo com os seus objetivos e prazos. Por este motivo, vale a pena consultar a opinião de um assessor que te auxilie na escolha.
Antes de começar a investir, contudo, você precisa estar ciente de que garantir uma renda passiva rentável leva tempo e exige constância. Por isso, em primeiro lugar, faça um planejamento financeiro e estabeleça uma quantia que você pode poupar e investir mensalmente sem prejudicar o seu balanço de contas.
Caso queira começar a programar sua independência financeira para o futuro, a Big Invest pode ajudar. Somos um escritório de assessoria de investimentos credenciado pela XP. Oferecemos atendimento personalizado, sempre buscando a melhor solução para a sua realidade.
Se ficou interessado, preencha o formulário abaixo e um dos nossos assessores entrará em contato com você.